Risk Bid Management

Com base na sua experiência no setor dos seguros, a SAFIRA desenvolveu uma solução de ‘straight-through processing’ denominada Risk Bid Management (RBM). RBM é uma solução avançada para Companhias de Seguros que pretendam alavancar as suas vendas de produtos de risco através de redes bancárias. A solução da SAFIRA consegue integrar num único fluxo de negócio, o sistema de workflow de crédito do Banco com o sistema da linha de negócio da Companhia de Seguros e o sistema do Fornecedor de Cuidados de Saúde, através de uma plataforma segura, robusta e de elevada performance. Para todas as partes envolvidas na venda de produtos de risco, trata-se de uma solução de elevado valor, a um custo competitivo, que reduz o trabalho manual e aumenta a qualidade de serviço, resultando num significativo impulso das vendas.

Alavancando os recursos do WODM v8.0, o mais recente Sistema de Gestão de Regras de Negócio (BRMS – Business Rules Management System) da IBM, os utilizadores podem alterar as regras de negócio utilizando o ambiente colaborativo do Centro de Decisão do WODM.

Ao processar propostas de risco, uma das maiores dores de cabeça reside no conjunto de analistas de risco que normalmente é exigido para analisar todas as propostas. Esta solução permite reduzir significativamente o trabalho manual ao automatizar o processo de aprovação para uma grande % de propostas.


DESTAQUES DA SOLUÇÃO
  • Processo automático de aprovação: a decisão automática para uma grande % de propostas mantém os custos operacionais baixos ao mesmo tempo que se gere o risco e garante a conformidade com os níveis de serviço acordados. O cliente obtém uma resposta mais rápido do que nunca.
  • Seleção automática de exames e questionários médicos: os questionários clínicos são automaticamente selecionados com base no perfil do requerente. Trata-se do primeiro passo para conhecer o cliente e reduzir o risco. Os exames médicos são caros, mas uma parte crítica do processo. As normas de negócio são postas em prática para escolher os exames médicos certos para cada requerente.
  • Decisão automática baseada nos resultados do exame médico:as decisões automáticas também podem ser realizadas após o recebimento dos resultados dos exames médicos. As propostas podem então seguir para análise manual, recusadas automaticamente ou aceites automaticamente com um eventual custo.
  • Seleção automática de analistas de risco: quando o trabalho manual precisa ser feito, é fundamental escolher o analista de risco certo para lidar com o processo. Esta seleção automática tem em conta a carga de trabalho atual, mas também o perfil do analista de risco. As propostas de capital segurado de maior valor podem ser tratadas por analistas de risco seniores.
  • Cumprimento e controlo do SLA: aplica o SLA a todas as partes envolvidas. Permite aos utilizadores chave monitorizar os processos e obter informação estatística sobre o cumprimento do SLA.
  • Integração de sistemas simplificada: ao serdesenvolvido num Enterprise Service Bus (Maestro ESB da SAFIRA), permite uma integração simples e transparente com todos os sistemas das partes envolvidas, através de standards abertos como HTTP, SOAP, XML. Gere de forma simples a composição, transformação e re-submissão de mensagens.
  • Customizável & extensível:a lógica de negócio e o interface de utilizador foram construídos utilizando a metodologia e o framework de desenvolvimento Quartz da SAFIRA que combina o protótipo, normalização, modelação de aplicação visual e automatização das tarefas de desenvolvimento.
MOTIVAÇÃO E DESAFIO DE NEGÓCIO

O setor dos seguros é um mercado bastante competitivo, que exige um foco contínuo por parte das empresas. As Companhias de Seguro Vida e não-Vida operam num mercado ainda mais dinâmico, tendo de responder rapidamente à mudança de condições. Embora existam diferentes realidades, no setor das seguradoras há problemas comuns quando se aborda a gestão de propostas de risco:

  • Regras de negócio dispersas ou não fixadas para ajustar critérios de aceitação, apenas diretrizes ou variações
  • Estratégia de negócio muitas vezes definida e gerida no complexo Core System
  • Atualizações lentas e dispendiosas das regras de negócio, envolvendo sempre o departamento de TI
  • Elevado nível de processamento manual, desde a análise do processo em papel até à inserção dos dados em numerosas aplicações internas
  • Incapacidade para crescer rapidamente devido à capacidade limitada de processamento por parte dos analistas de crédito pode significar a perda de negócios e redução da satisfação dos clientes
  • Elevado esforço para cumprir os níveis de serviço acordados
A NOSSA ARQUITETURA

A solução RBM da SAFIRA acrescenta um novo componente à atual arquitetura, com o objetivo de agilizar a interação de negócio. A solução integra totalmente a rede comercial do Banco, os Core Systems da Companhia de Seguros e os Fornecedores de Cuidados de Saúde, que agendam e gerem os exames médicos dos requerentes.

Risk Bid Management

Os utilizadores de negócio são capazes de alterar as regras de negócio utilizando o ambiente colaborativo do Centro de Decisão WODM. Podem gerir os critérios de aceitação de propostas de risco, e também as regras de negócio relacionadas com exames médicos e questionários clínicos.

CASO DE SUCESSO

O desafio - A BES VIDA Companhia de Seguros S.A. é uma das principais Seguradoras do ramo Vida em Portugal, disponibilizando produtos de risco, mistos, rendas, e capitalização, queria expandir o seu negócio para responder à procura do mercado e à pressão da concorrência. No entanto, os processos utilizados, desde a análise de risco de propostas de subscrição de seguros até à criação de apólices, tinham-se tornado um fator limitativo ao crescimento.

Os resultados – Em apenas 3 meses, a SAFIRA implementou com sucesso a solução Risk Bid Management. Analisando um período de tempo de dois anos, comparando o ano antes e o ano depois da implementação, é possível verificar um impacto significativo:

BES Vida - RBM

Um ano depois da adoção, a BES VIDA aumentou o seu negócio em 22%. Além disso, 31% das propostas de risco foram tratadas automaticamente e os clientes obtiveram uma resposta mais cedo do que nunca. A BES VIDA calcula que a Solução Risk Bid Management da SAFIRA teve um impacto positivo de mais de 300M€.

Esta solução continua a ser utilizada pela BES VIDA e é agora, mais do que nunca, um ativo crítico na forma como a empresa conduz o seu negócio. Aproveitando a informação histórica, a BES VIDA conseguiu fazer um ajuste progressivo das regras de negócio e aumentar a % de processos totalmente automatizados. No ano passado, quase 40% dos processos de avaliação de propostas de risco foram totalmente automáticos, sem qualquer intervenção humana.

© 2017 SAFIRA - Consultadoria em Informática, S.A., uma entidade portuguesa e uma firma membro da rede KPMG, composta por firmas independentes
afiliadas da KPMG International Cooperative ("KPMG International"), uma entidade suíça. Todos os direitos reservados.