Responsabilidade Social

A SAFIRA tem consciência do seu importante papel na sociedade como fornecedor no mercado das Tecnologias de Informação. Além do desenvolvimento sustentável e contribuição para a competitividade da economia portuguesa, a SAFIRA assume a sua responsabilidade social na relação com o ambiente e comunidade envolvente. A estratégia de responsabilidade social é materializada nos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar e é abraçada não só pela SAFIRA como também por todos os seus colaboradores.

  BVS   Melhores empresas para trabalhar
São promovidas uma série de iniciativas, com foco no ambiente e nas pessoas:
 
  • Energia - para minimizar o consumo de energia e emissão de poluentes, e ao mesmo tempo garantir o máximo conforto para os colaboradores, a SAFIRA promove a máxima utilização da luz natural, a utilização de lâmpadas económicas e a utilização racional do ar condicionado (possível pelas condições do edifício em termos de isolamento). Além disso, os nossos monitores de consumo de energia são programados para entrar em stand-by sempre que apropriado e, no final de cada dia, todos os equipamentos elétricos são desligados.
  • Água - como um bem escasso, a SAFIRA encoraja o uso eficiente da água no escritório, nomeadamente ao regular os autoclismos e torneiras. Para evitar o desperdício, toda a água consumida na SAFIRA vem de garrafões e não de garrafas individuais.
  • Papel - cada tonelada de papel reciclado evita o corte de 15 a 20 árvores e poupa 400m3 de água e 500Kwh de eletricidade. A SAFIRA incentiva a utilização eficiente do papel através da reutilização de impressões para notas, impressão nas duas faces e impressão de duas páginas na mesma folha. Sempre que possível, a SAFIRA privilegia a utilização de meios informáticos e online em detrimento do uso de papel.
  • Hardware e Consumíveis - a SAFIRA aluga normalmente todo o seu hardware, incluindo servidores, PCs, laptops, telemóveis e impressoras a fornecedores que garantem a sua reutilização, e recolhe os consumíveis para reciclagem: toners, cartuchos e baterias (a SAFIRA tem um ponto de recolha para consumíveis utilizados pelos colaboradores, quer em casa quer no escritório). Para o hadware comprado, existe um processo de reutilização depois de já não ser necessário. Durante os últimos anos, a SAFIRA tem doado diversos equipamentos para apoiar ONG, como a Oikos, ADPM, Saúde em Português e AJUDE.
  • Equipamento Elétrico e Eletrónico - a SAFIRA promove a reutilização e reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de uso. Uma das iniciativas é a recolha interna e entrega no Eletrão Amb3E localizado em Carnaxide (veja as fotos) - o sítio certo para o fazer e uma obrigação para todos os que se preocupam com o ambiente. A Amb3E- Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos - é uma associação sem fins lucrativos que tem como primeira prioridade a gestão dos REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) criados no fim de vida dos EEE (Equipamentos Elétricos e Eletrónicos), e subsequentemente fomentar a sua reutilização, reciclagem e outras formas de tratamento, contribuindo assim, para a sua redução e também para que a respetiva deposição se faça de uma forma correcta.
  • Apoio à Comunidade Local - a SAFIRA e os seus colaboradores já se associaram à APSD (Associação Portuguesa de Solidariedade e Desenvolvimento - veja as fotos) e à APOIO (Associação de Solidariedade Social - veja as fotos) em iniciativas de recolha de roupa e sapatos para ajudar pessoas necessitadas às quais prestam apoio contínuo na área de Carnaxide.
  • Apoio à Comunidade Nacional - a SAFIRA e os seus colaboradores estão unidos no apoio a diversas causas nobres, como a recolha de sangue para transfusões de medula óssea (mais informações em http://www.chsul.pt). A SAFIRA também oferece um voucher aos seus colaboradores (no aniversário) e clientes (como recompensa pelo tempo dispendido no preenchimento do questionário de avaliação de serviços) portugueses a ser investido numa das organizações listadas no website da BVS (Bolsa de Valores Sociais). A BVS replica o ambiente de uma Bolsa de Valores e o seu papel é facilitar o encontro entre Organizações da Sociedade Civil criteriosamente selecionadas, com trabalhos relevantes e resultados comprovados na área da Educação e do Empreendedorismo, e investidores sociais (doadores) dispostos a apoiar essas Organizações através da compra de suas ações sociais. O resultado é continuamente monitorizado pela BVS e comunicado à SAFIRA . Adicionalmente, a SAFIRA apoia diversas instituições com a entrega de diverso tipo de bens, como a  ACREDITAR (veja as fotos), o Banco Alimentar contra a Fome (veja as fotos) e a União Zoófila (veja as fotos). Todos os Natais, a SAFIRA seleciona uma ONG para apoiar através da aquisição de postais e brindes, alguns exemplos incluem a TESE, AIDGLOBAL e UNICEF.
  • Apoio à Comunidade Internacional - a SAFIRA oferece um voucher a todos os colaboradores internacionais no dia do seu aniversário para ser aplicado no Kiva, permitindo a pessoas sem recursos a viver em países sub-desenvolvidos tornarem-se independentes através da criação do seu próprio negócio. Empreendedorismo, criação de valor partilhado e ações proativas para uma sociedade mais justa e equitativa são o mote para esta iniciativa. Mais informação em http://www.kiva.org/team/safira.
  • Ecossistema Económico - a SAFIRA cumpre com todas as suas obrigações, no prazo e orçamento, com clientes, fornecedores, bancos e governo. Existe uma constante preocupação em responder às expetativas destes atores críticos para a atividade da SAFIRA.
  • Ecossistema Interno - Além de gerar emprego, a satisfação da equipa é uma das principais prioridades da SAFIRA, bam como promover o melhor equilíbrio possível entre a vida profissional e pessoal da sua equipa. É por isso que é uma honra para a SAFIRA ser considerada uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o estudo independente da Exame.
  • Direitos Humanos - a SAFIRA está comprometida em assegurar que cumpre as suas obrigações para atuar de forma justa e de acordo com o Human Rights Act. Em particular, nenhum colaborador ou potencial colaborador pode ser descriminado face à raça, cor, língua, religião, sexo, política ou opinião, origem social ou nacional, associação a uma minoria social, orientação sexual, deficiência ou qualquer outro estado.
     
© 2017 SAFIRA - Consultadoria em Informática, S.A., uma entidade portuguesa e uma firma membro da rede KPMG, composta por firmas independentes
afiliadas da KPMG International Cooperative ("KPMG International"), uma entidade suíça. Todos os direitos reservados.