Multinacional KPMG investe em Portugal com aquisição da tecnológica SAFIRA

• Com a aquisição da tecnológica portuguesa SAFIRA, a KPMG Portugal reforça o Centro de Excelência a nível mundial de Business Process Management;
  • A SAFIRA deverá facturar 14 milhões de euros em 2014 e conta com um total de 180 colaboradores;
  • Actuais accionistas da SAFIRA passam a sócios da KPMG Portugal;
  • A KPMG Portugal tem um plano de expansão que prevê a criação de mais de 200 postos de trabalho no mercado português até ao final do ano, dos quais 165 recém-licenciados.

SAFIRA e KPMG

Natalie Semmes (Partner, KPMG UK); Pedro Penedo (Partner, SAFIRA); José Alexandre Correia (Partner, SAFIRA); Sikander Sattar (Presidente do Conselho de Administração, KPMG Portugal); Luís António (Partner, SAFIRA); e Mike Eaton (Partner, KPMG UK).

Lisboa, 2 de junho de 2014 - A KPMG Portugal SGPS, S.A, anunciou hoje que assinou um contrato para a aquisição da SAFIRA Consultadoria em Informática, S.A. (“SAFIRA”).

A SAFIRA é uma empresa portuguesa de serviços de tecnologia focada no desenho e implementação de sistemas de informação e optimização de processos de negócio em empresas nacionais e internacionais de grande dimensão, sendo considerada uma das líderes mundiais na implementação de soluções IBM Business Process Management (BPM) e IBM Operational Decision Management (ODM).

Esta aquisição implicará, após a conclusão da transacção prevista para Julho de 2014, a nomeação dos actuais 3 accionistas da referida empresa como sócios na partnership da KPMG em Portugal.

A SAFIRA, que conta com 80% das suas vendas no mercado internacional, facturou 10,9 milhões de euros em 2013 e deve atingir os 14 milhões de euros de facturação em 2014.

Com esta aquisição, a KPMG integra uma equipa de 180 profissionais e fortalece ainda mais a sua actividade de Consultoria, juntando competências tecnológicas às competências de negócio, para benefício dos seus clientes. Para além deste investimento, nos últimos meses, a KPMG Portugal anunciou a nomeação de 10 novos sócios e o recrutamento de mais de 60 colaboradores com experiência nas áreas de Auditoria, Tax e Advisory.

Além dos profissionais que agora integram o universo KPMG Portugal, por força da aquisição da SAFIRA, até ao final do ano de 2014, a KPMG irá ainda recrutar mais 200 profissionais em Portugal, dos quais 165 recém-licenciados, para fazer face às oportunidades que se lhe colocam, quer no mercado nacional, quer nos mercados internacionais.

KPMG Portugal reforça Centro de Excelência a nível mundial de Business Process Management

Com a aquisição e integração da SAFIRA no Centro de Excelência a nível mundial de BPM da KPMG, a KPMG reforça de forma significativa os seus serviços de “business transformation” onde de forma integrada apoia os seus clientes desde o desenvolvimento das estratégias até à implementação tecnológica e gestão da mudança nas organizações.

O Business Process Management (‘BPM’) é uma abordagem global que promove a eficiência e o controlo dos processos de negócio em paralelo com uma maior inovação, flexibilidade e integração das diferentes tecnologias da organização.

A integração da SAFIRA na KPMG permite-nos disponibilizar serviços end-to-end nos programas de transformação do negócio dos nossos clientes, da estratégia à implementação”, afirmou Sikander Sattar, Presidente do Conselho de Administração da KPMG Portugal. “A aquisição da SAFIRA garante à KPMG uma capacidade única à escala global de ajudar os clientes a concretizar novas oportunidades de negócio, aumentar as receitas e potenciar inúmeras eficiências e optimização de custos. Estamos muito entusiasmados com a integração desta extraordinária equipa de profissionais da SAFIRA na KPMG.”

A velocidade a que hoje a mudança acontece nas organizações exige tecnologias que possam acelerar a forma como estas se adaptam e transformam, para gerarem mais valor para os seus accionistas, clientes e trabalhadores. A SAFIRA e a KPMG têm vindo a trabalhar em parceria há cerca de 2 anos, tendo a SAFIRA ajudado o Centro de Excelência de BPM da KPMG no Reino Unido a desenvolver uma solução, a ser patenteada nos Estados Unidos, designada BPM-O (Optimizer) e que permite às equipas de negócio transformar as suas organizações e processos de forma iterativa, com o mínimo envolvimento dos departamentos de informática. Com esta solução, a alteração de processos de negócio pode ser conseguida com uma redução de aproximadamente 75% do esforço de desenvolvimentos informáticos. Em conjunto com a SAFIRA, a KPMG ajudou um grande banco do Reino Unido a poupar £500m nos últimos dois anos em resultado da utilização desta tecnologia, moldando políticas, melhorando resultados e introduzindo automatização e eficiências operacionais. Como resultado, a KPMG ficou em segundo lugar nos Prémios EMEA de Excelência BPM da Gartner em 2014.

Com a combinação das nossas competências e experiência, a KPMG torna-se num dos principais fornecedores BPM do mundo, com know-how de negócio e tecnológico para garantir resultados tangíveis e efetivos aos seus clientes. Juntos estamos posicionados de forma impar para ajudar a acelerar o crescimento dos nossos clientes”, referiu Aidan Brennan, KPMG Global Head of Management Consulting.

Numa fase inicial, a SAFIRA continuará a existir como empresa autónoma dentro da KPMG, mantendo a sua identidade e marca.

Temos cerca de 50 vagas em aberto e este número deverá multiplicar nos próximos meses”, refere Pedro Penedo, Partner da SAFIRA. “Temos sido reconhecidos publicamente pela IBM e pelo mercado como líderes em BPM e ODM. Esta aquisição pela KPMG e o relevo que a SAFIRA passará a ter nesta organização e na sua estratégia de crescimento a nível mundial vêm potenciar o nosso crescimento pessoal e profissional”.

INFORMAÇÃO DE APOIO

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços de auditoria, fiscalidade e consultoria. Estamos presentes em 156 países com 155 mil profissionais a trabalhar nas firmas membro a nível mundial. A KPMG em Portugal, tem escritórios em Lisboa e no Porto com 32 sócios e mais de 800 colaboradores. Em Angola, operamos no escritório de Luanda contando com cinco sócios e mais de 100 profissionais suportados pela rede internacional da KPMG e em particular por toda a estrutura presente em Portugal. Para oferecer serviços de qualidade a KPMG procura converter o conhecimento em valor para o benefício dos nossos clientes, dos nossos profissionais e do mercado de capitais.

Sobre a SAFIRA

A SAFIRA é uma consultora tecnológica com especial foco e expertise nas áreas de BPM (Business Process Management), ODM (Operational Decision Management) e Mobilidade de Processos. A actuar no mercado desde 1997, tem cerca de 60 clientes activos em 16 países de 4 continentes e uma equipa de cerca de 180 colaboradores. A SAFIRA foi nomeada no Impact 2014 (maior evento internacional da IBM) com os prémios “Mobile Innovation” e “Smarter Process” e reconhecida este ano pela IBM Portugal como “Parceiro Embaixador de Software IBM” pelo seu trabalho global nas áreas de BPM, ODM e Mobilidade. Cinco dos seus projectos também já foram reconhecidos com os IBM ACE of the Year Awards.