Banco italiano adota ferramenta BPM da SAFIRA em tempo recorde

Implementada em menos de quatro semanas, a framework BPM* Ad-hoc da SAFIRA permite aos utilizadores de negócio do Credito Valtellinese a ágil configuração, controlo e visibilidade sobre os processos mais simples e frequentes do dia-a-dia da instituição (os denominados processos não estruturados ou Ad-hoc – que podem representar até 75% do número total de processos e ocupar até 60% do tempo dos colaboradores), a partir de uma interface elegante e fácil de usar. A framework BPM Ad-Hoc foi desenvolvida internamente pela equipa da SAFIRA, é o resultado de 10 anos de experiência em iniciativas BPM em 18 países de quatro continentes e este ano deverá ter um papel fundamental na entrada em novos mercados. Além da Itália, juntaram-se recentemente ao mapa de projetos BPM da SAFIRA a Argélia e a República Dominicana (que já conta com países como Alemanha, Suíça, Reino Unido, Espanha, EAU, entre muitos outros).

BPM Ad-hoc Framework da SAFIRAOeiras, 7 de abril de 2015 – A SAFIRA, consultora tecnológica focada no desenho e implementação de processos mais inteligentes, acaba de anunciar a implementação da framework BPM Ad-Hoc no Credito Valtellinese, permitindo aos utilizadores de negócio definir e colocar rapidamente em produção processos simples e não estruturados (Ad-hoc) – os mais frequentes e consumidores de tempo em qualquer organização - sem intervenção da equipa de TI.

De acordo com Luís Correia, Senior Manager da SAFIRA, “Os processos Ad-hoc referem-se às atividades desempenhadas sem sequência pré-definida, ou seja, aquelas que os utilizadores e os intervenientes vão descobrindo à medida que o trabalho é efetuado no terreno. Normalmente são conduzidos por telefone e e-mail, propensos a erros e a ineficiências diversas, e não têm qualquer controlo e visibilidade. A framework BPM Ad-hoc agora adotada pelo Credito Valtellinese vem dar suporte a este tipo de processos e estruturar aquilo que ainda não é conhecido na totalidade, acrescentando rastreabilidade e monitorização, e reduzindo custos e riscos operacionais. Tudo isto numa interface elegante e fácil de usar focada em proporcionar uma experiência de utilização que acelera e incentiva a adoção em toda a organização.”

Totalmente integrada com a plataforma IBM BPM, a framework da SAFIRA permite acelerar drasticamente a implementação de projetos BPM, democratizar e facilitar a sua utilização generalizada, dar poder e autonomia aos utilizadores de negócio, e proporcionar eficiências tangíveis muito rapidamente. Entre as principais funcionalidades, destaque para a configuração drag & drop, criação de formulários dinâmicos por processo, definição e controlo de SLAs, integração com repositórios de gestão documental via interface CMIS, monitorização de processos, lista de tarefas integrada, dashboards e reports, e capacidade de discovery analytics orientada ao negócio.

A solução foi implementada no Credito Valtellinese por uma equipa estratégica da SAFIRA com perfil sénior e elevada experiência em BPM, de forma a assegurar o sucesso das ações dementoring e a adequada adaptação à realidade do cliente. A agilidade tem sido uma das características mais marcantes e valorizadas na framework, quer em termos de timing (da adjudicação do Credito Valtellinese à entrada da SAFIRA no terreno decorreram menos de duas semanas, a implementação durou menos de 4 semanas, e a automatização de processos demora apenas alguns minutos), quer ao nível da integração com os sistemas existentes.

“Estamos muito satisfeitos com a capacidade da SAFIRA implementar o projeto em tão pouco tempo. Além disso, acelerou a execução de um grande número de pedidos do negócio; em menos de dois meses completámos mais de 60 processos simples com base na framework BPM Ad-hoc, a maioria implementada diretamente pelos utilizadores finais de negócio. É sem dúvida um acelerador deste tipo de iniciativas”, refere Matteo Pizzicoli, Process Manager na Bankadati, Grupo Bancario Credito Valtellinese.

Ricardo Luís Estêvão, Associate Manager da SAFIRA e responsável pelo projeto, salienta “O potencial de valor da framework foi desde logo assimilado pelo Credito Valtellinese, que identificou mais processos de negócio candidatos a implementação do que inicialmente previsto. Já se sente grande autonomia na configuração de novos processos, elevada adoção em toda a instituição, total visibilidade por parte da gestão e melhor controlo sobre o rendimento operacional. A SAFIRA está agora a trabalhar com o Credito Valtellinese na definição dos próximos projetos para permitir uma utilização ainda mais rica da framework.”

*Business Process Management

 

Sobre o Grupo Bancario Credito Valtellinese

O Grupo Bancario Credito Valtellinese é um grupo cooperativo listado no MTA (Mercato Telematico Azionario) da Bolsa Italiana S.p.A. e conta com mais de 160.000 acionistas. A sua rede nacional cobre 11 regiões com mais de 500 balcões partilhados entre o Credito Valtellinese, Credito Siciliano e Carifano, e cerca de 4.000 colaboradores. A empresa-mãe do Grupo é o Credito Valtellinese S.c., fundado na localidade de Sondrio em 1908, seguindo a tradição cultural do catolicismo popular que, desde o seu início, prosseguiu planos de desenvolvimento fortemente relacionados quer com a melhoria económica e social, quer com a melhoria de territórios marcados por uma esfera de influência histórica. Consistente com os seus princípios orientadores, a atividade bancária é principalmente dirigida a unidades familiares, SMBs, artesãos, profissionais, e – como vocação e tradição – organizações sem fins lucrativos: um património intangível em contínua expansão com mais de 900.000 relacionamentos.

 

Sobre a SAFIRA

Fundada em 1997 e integrada na KPMG Portugal em 2014, a SAFIRA é uma consultora tecnológica focada no desenho e implementação de processos mais inteligentes. A SAFIRA tem clientes em 18 países de quatro continentes e uma equipa de mais de 180 colaboradores com elevado know-how em BPM (Business Process Management), ODM (Operational Decision Management) e Mobilidade de Processos. 

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