Código de Conduta

O Código de Conduta estabelece o conjunto de princípios em matéria de ética profissional e responsabilidade social que deve ser reconhecido e adotado por todos os colaboradores da SAFIRA.

Queremos construir uma organização mais forte, protegendo os ativos, investindo no futuro, assumindo o nosso lugar na comunidade, zelando pelo ambiente e utilizando os recursos da SAFIRA como se fossem nossos. Para tal, contamos
convosco!

A SAFIRA preconiza os seguintes valores na relação com todos os seus stakeholders:

  • Ética, regemos a nossa conduta de forma responsável e de acordo com os princípios deontológicos mais idóneos, íntegros e honestos
  • Rigor, cumprimos sempre o que prometemos com total empenho
  • Método, utilizamos as melhores práticas metodológicas para garantir entregas on-time, on-budget e de acordo com o prometido
  • Reconhecimento, damos valor ao desempenho dos colaboradores e reconhecemos o seu esforço e dedicação
  • Qualidade, investimos na prestação de serviços de excelência que garantam a satisfação total dos clientes, a sua fidelização e recomendação
  • Competência, promovemos a transmissão de know-how, o auto-estudo, a formação e a certificação dos colaboradores para que desempenhem as suas funções da melhor forma possível
  • Inovação, queremos estar um passo à frente no mercado, com um conjunto de ofertas que antecipam e respondem totalmente às necessidades e aos desafios mais complexos dos clientes
  • Ambição, pretendemos continuar a crescer no mercado nacional e principalmente internacional, e a potenciar o desenvolvimento dos nossos colaboradores e clientes, numa ótica de melhoria contínua
  • Confiança, incentivamos o estabelecimento de relações win-win, de proximidade e de efetiva parceria com os nossos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores

A SAFIRA atua com políticas e procedimentos consistentes com estes valores, que determinam a sua orientação estratégica e o seu comportamento no mundo empresarial:

Responsabilidade Social

A SAFIRA promove ativamente iniciativas de responsabilidade social (local, nacional e internacional) e apoia o envolvimento comunitário de todos os colaboradores. Na sua atividade, a equipa deve respeitar sempre os valores da pessoa humana e da sua dignidade e os da preservação do património, do ambiente e da sustentabilidade. Exemplos de iniciativas realizadas neste âmbito em: Responsabilidade Social.

Partilha de Experiência

A solidez da SAFIRA é construída com o conhecimento e a experiência de toda a equipa. Embora salvaguardemos sempre os dados de que somos proprietários e as informações confidenciais, partilhamos essas competências com os colaboradores
para maximizar o seu valor e a performance da empresa como um todo.

Proteção dos Ativos

Todos os colaboradores da SAFIRA são responsáveis pela boa utilização dos ativos da empresa em geral (instalações, mobiliário, etc) e dos que lhe são entregues em particular (telemóvel, portátil, etc), bem como dos ativos dos clientes. Nesta área, revela-se também importante a segurança informática, pelo que todos devem ter sempre os antivirus instalados e atualizados e nunca devem utilizar programas para os quais não têm licença ativa e válida. Além disso, todo e qualquer update ao sistema operativo é da inteira responsabilidade do utilizador e deverá ser sempre realizado de acordo com as indicações da empresa.

Proteção da Informação Confidencial e Proprietária

Toda a informação gerada internamente é propriedade da SAFIRA ou dos seus clientes. Grande parte é também confidencial e pode estar sujeita a direitos de autor, patentes ou NDAs (Non-Disclosure Agreements). Se for contatado por alguém interessado em obter informações da SAFIRA, não partilhe a não ser que tenha autorização para fazê-lo. Os colaboradores e os ex-colaboradores nunca devem utilizar informações confidenciais da SAFIRA para benefícios pessoais e devem manter sigilo sobre todas elas — as obrigações para com a SAFIRA continuam mesmo na eventualidade de saída da empresa. Nenhum colaborador pode igualmente aceder e partilhar informação de clientes, parceiros ou fornecedores sem autorização expressa e prévia.

Utilização da Comunicação Eletrónica

A utilização da Internet e do email em atividades ilegais ou em iniciativas comerciais não relacionadas com a SAFIRA é estritamente proibida. Por outro lado, qualquer comunicação efetuada deverá ser sempre apropriada e escrita com clareza.

Promoção de um Ambiente Justo e Positivo

As relações entre os colaboradores da SAFIRA e com os parceiros, clientes e fornecedores devem basear-se na confiança, respeito mútuo e entreajuda. Promovemos um ambiente livre de discriminações em termos de raça, etnia, religião, credo, origem, sexo, orientação sexual ou limitação física.

Conflito nas Relações e Atividades Pessoais

As relações familiares e pessoais no local de trabalho podem atrapalhar o clima de profissionalismo exigido. Os colaboradores devem tomar a iniciativa de consultar o seu Manager se detetarem algum fator preocupante. Por exemplo, um Avaliador não pode avaliar diretamente um familiar ou alguém com quem tenha algum tipo de relação pessoal. Também devem consultar o Manager antes de participarem em atividades externas à empresa que possam afetar negativamente o modo como desempenham as funções. Os colaboradores da SAFIRA não podem utilizar para proveito próprio nenhuma oportunidade de negócio descoberta ou criada pelo acesso a informações, relações ou posição na SAFIRA. Um colaborador com interesses financeiros ou de outro tipo (diretamente ou através de um familiar) num cliente, parceiro ou fornecedor que faz negócio com a SAFIRA deve revelar esse mesmo interesse ao seu Manager.

Respeito pelas Obrigações de Empregos Anteriores

Temos em consideração as obrigações que os novos colaboradores possam ter para com o seu anterior empregador, nomeadamente ao nível da informação confidencial, proprietária ou referência de clientes ou colegas. Procedemos com os colaboradores como esperamos que os outros procedam com os ex-colaboradores da SAFIRA. Também privilegiamos a relação com os clientes, parceiros e fornecedores, consultando-os antes de contratar alguém da sua equipa.

Cumprimento de Compromissos

Fomentamos relações que perduram e evoluem, porque se baseiam na confiança mútua, pelo que não podemos prometer o que não conseguimos cumprir. Honramos também os compromissos para com os nossos fornecedores, pagando sempre no prazo acordado.

Não Tolerância ao Assédio, Ameaças ou Intimidação

A SAFIRA não tolera nem permite qualquer tipo de assédio ou comportamento, comentário ou contacto físico abusivo, nem qualquer outra conduta inapropriada entre colaboradores, clientes, parceiros ou fornecedores. Quem se envolver
nessas atitudes, dentro ou fora do local de trabalho, está sujeito a sanções disciplinares. Condições de risco e acidentes devem ser imediatamente informados ao Manager. Nas instalações da SAFIRA, os colaboradores e os seus convidados devem seguir os procedimentos de segurança e emergência. Nas instalações dos clientes, devem familiarizar-se com os procedimentos de segurança e emergência aplicáveis e segui-los.

Recusa a Suborno ou Pagamentos Questionáveis

A SAFIRA não pagará subornos nem fará pagamentos impróprios para obter novos negócios, manter os negócios existentes ou conseguir qualquer vantagem imprópria.

Recusa de Oferta e Recebimento de Presentes Inapropriados

Os colaboradores da SAFIRA podem oferecer ou receber presentes para solidificar relações, incluindo objetos de valor simbólico, refeições e convites para eventos. Alguns clientes podem ter regras que exigem que sejam relatados e/ou recusados, pelo que contamos com o bom senso de todos e esperamos que cumpram o Código de Conduta e o Código de Ética dos clientes. Os colaboradores não podem oferecer nem receber nada de valor, direta ou indiretamente, se causar algum conflito entre os interesses pessoais e as obrigações profissionais ou criar a aparência de tal conflito.

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